17 agosto 2012 ~ 0 Comentário

Tudo que você precisa saber sobre criação de coelhos

Olá, pessoal! Hoje vamos responder algumas perguntinhas simples sobre coelhos para quem tem interesse em ter um ou para quem já tem e restam dúvidas. Confiram abaixo:

Qual o viveiro ideal para criação de coelhos? Qual o viveiro ideal para reprodução?

O viveiro ideal para a criação e reprodução é o chamado “Coelheira”. São várias gaiolas, uma ao lado da outra, com portas frontais. Os coelhos não devem ser criados soltos e o macho irá emprenhar uma fêmea por vez.

Como saber quando a fêmea vai criar?

A fêmea entra no cio e durante este período deve ser colocada junto ao macho. Para saber se a fêmea está prenha, basta apalpar a barriga para sentir o feto. Porém isto exige certa experiência. Outra maneira de saber que a fêmea está grávida é coloca-la na presença do macho, se ela ficar arisca e irritada é muito provável que esteja grávida. A gestação dura entre 28 e 34 dias.

Se a fêmea abandonar os filhotes recém-nascidos, tem alguma coisa que eu possa fazer para eles não morrerem de fome e frio?

Se isto ocorrer, os filhotes devem ser mantidos aquecidos em caixa com jornal ou pano, de forma a formar um ninho. Pode-se fazer a tentativa de alimentá-los com leite em pó em uma seringa, de duas a três vezes ao dia. Evite ficar manuseando os animaizinhos demais, somente faça-o quando for alimentar.

Por que eles morrem quando eles se molham? Podem tomar banho?

Os coelhos não morrem quando se molham, porém é completamente desaconselhável dar banho nestes animais já que podem entrar em choque ao serem mergulhados na água. Além disso, são muito sensíveis às “friagens” podendo ter constipações, pneumonias, choques térmicos, entre outros males.

Eles são resistentes ao frio e ao sereno da noite quando são criados soltos no quintal? Eles resistem à chuva?

Como já explicamos anteriormente, eles são muito sensíveis a estes fatores e se forem criados soltos, devem obrigatoriamente ter um bom abrigo que os proteja do frio e da chuva.

Existe coelho na selva?

Existem coelhos selvagens em todo o mundo. Costumam fazer suas tocas nos campos, onde escondem os filhotes sob arbustos e capins altos.

Qual a diferença dos coelhos selvagens para os de pet shops?

Existem algumas espécies de coelhos que são criadas como animais domésticos, porém estas mesmas espécies ainda vivem em ambientes selvagens. Fundamentalmente, não existem diferenças.

Tenho um macho branco e uma fêmea preta. É possível só com os dois conseguir cores diferentes como marrom, amarelo, ou cinza com futuras crias? Ou sempre seguem a cor dos pais?

É possível que apareçam fenótipos diferentes, dependendo da carga genética que os pais carregam.

Procurei em todas as lojas do ramo e não achei vermífugo para coelhos. Tem algum remédio caseiro ou até mesmo creolina pode ser usado? Se puder qual a dosagem e como fazer?

Os vermífugos são medicamentos e somente podem ser receitados por veterinários, respeitando a espécie, peso e outras características de seu animal, especificamente. Não utilize creolina, sob o risco de ter seu animal morto ou com saúde comprometida. O mais recomendado é que sejam avaliados por veterinário periodicamente, para garantir que estejam sempre saudáveis.

Assunto X