05 abril 2012 ~ 0 Comentário

Minha calopsita teve filhotes mas não quer cuidar deles. Como posso cuidar e aquecer os filhotes?

Oi, turma!

Hoje a pergunta é sobre calopsita e filhotes. Confiram a situação do leitor: “Minha calopsita teve cria mas é a terceira vez que ela bota e nao cuida dos filhotes. Hoje quando fui ver um filhote estava morto por isso retirei ele do ninho e alimentei com papa e coloquei ele de novo no lugar. Agora notei que ela rejeitou o filhote. Quero cuidar desse filhote para que ele não morra. Qual é a temperatura exata para que eu possa manter os filhotes aquecidos e cuidados?”

A temperatura especifica é importante quando mantemos os filhotes em estufas apropriadas para este fim. Em ambiente aberto este controle fica difícil e corre-se o risco de esquentar demasiadamente uma área especifica, por este motivo a recomendação mais acertada é a utilização de lâmpadas de 60 W bastante próxima do ninho, pelo lado de fora. A distância deve ser estabelecida de acordo com o seu bom senso, já que a temperatura ambiente pode estar mais fria ou mais quente.

Na criação em estufas, nas duas primeiras semanas a temperatura deve ser mantida em 36°C, na terceira semana em 33°C, na quarta semana em 30°C. A temperatura deve diminuir gradativamente conforme os filhotes vão se desenvolvendo. Este controle da temperatura requer o bom senso do criador.

.

Abraços,

Dr. Fala!

Assunto X