21 novembro 2011 ~ 3 Comentários

Como prevenir o Peito-Seco em calopsitas?

Oi, galera!

Hoje tem pergunta sobre peito-seco. Afinal, como posso prevenir peito-seco em calopsitas?

O chamado ‘Peito Seco’ não é uma doença em si, mas uma condição que a ave acaba adquirindo devido a diversos fatores. Uma das conseqüências de doenças em aves é a redução da musculatura peitoral, fazendo com que o osso Externo, também chamado de ‘Quilha’, torne-se proeminente. Na verdade o ‘Peito Seco’ pode ser gerado por parasitas, fungos, bactérias, vírus, tumores, coccidiose, problemas de nutrição, falta de higiene, má qualidade da água e ainda outros fatores. Estas doenças ou fatores, reduzem a capacidade de absorção de alimentos da ave, fazendo com que a mesma utilize suas reservas de gordura (pequenas em aves) e, por fim, acabem consumindo as reservas de proteína. O melhor tratamento é a prevenção. Forneça alimentação adequada, atenção ao plantel, higiene, limpeza, tratamentos de manutenção sempre em dia.

Para garantir a nutrição ideal das calopsitas, utilize Alcon ECO Club Calopsita, bem como suplementos vitamínicos esporadicamente, já que a ração é completa e já vem adicionada de vitaminas. O produto Labcon Club Vitil P.S. pode ser utilizado para este fim, bem como, Labcon Club Polivitamínico.Labcon Club Vitil P.S., um suplemento balanceado de vitaminas associado a Tilosina, estimula o sistema imunológico aumentando a resistência dos pássaros, sendo extremamente eficiente como auxiliar no tratamento de pássaros com os problemas acima descritos. Ressalto que este produto não é um medicamento, e em casos extremos, o animal deve ser levado a um veterinário para que o mesmo prescreva, se necessário, a medicação.

As calopsitas podem ingerir milho verde e verduras variadas, porém devem ser oferecidas de três a quatro vezes na semana e não devem perfazer mais que 20 % da dieta diária, para garantir que as aves comam o alimento balanceado na quantidade diária recomendada.

Abraços,

Dr. Fala!

Assunto X