24 agosto 2011 ~ 0 Comentário

Tenho um azulão que está com as penas do peito encruadas. Já tentei de tudo. O que faço?

Olá, amigos

Recebi uma pergunta por e-mail e gostaria de compartilhar com vocês. Segue a pergunta: “Tenho um azulão e está com peito encruado só com poucas  plumas. Não sei o que fazer!”

.O Azulão é uma ave que tradicionalmente tem problemas com muda encruada porque costuma perder penas em períodos que não são os de muda. Existe algumas causas que podem estar relacionadas diretamente a este problema, como os ácaros, alta umidade e saturação hepática decorrente de excesso de suplementos, por exemplo. A dificuldade no crescimento de novas penas também pode ter fundo psicológico, como a presença de um outro animal no mesmo ambiente que estresse muito sua ave. A dieta de manutenção também é muito importante para evitar problemas de cunho nutricional que possam influenciar o crescimento das novas penas. Sugiro, para azulões, a ração extrusada Alcon Club Curió, um alimento completo, que já contém as vitaminas e minerais necessários.

.É importante levar em consideração os pontos levantados aqui e, caso não consiga remediar a situação com nenhuma das medidas sugeridas, a solução é visitar um veterinário especialista em aves que pode dimensionar melhor o problema de sua ave através de uma consulta.

.

Abraços,

.

Dr. Fala!

Assunto X