13 junho 2011 ~ 0 Comentário

Como auxiliar o pássaro Bigodinho em sua reprodução?

Olá amigos,

A dúvida de hoje pode ocorrer a vários donos de aves. É possível ajudar o pássaro Bigodinho em sua reprodução? Como fazer isso? Posso utilizar Potenay B12?

Vamos à resposta!

A atividade reprodutiva da maioria das espécies de aves é controlada pelos hormônios reprodutivos. A produção destes hormônios é estimulada por fatores ambientais, como o fotoperíodo, que sincronizam o período reprodutivo com as estações do ano favoráveis à sobrevivência dos filhotes. O ápice do estimulo ocorre com uma exposição à luz de aproximadamente 12 h / dia. Este efeito também pode ser alcançado de forma artificial, com a utilização de lâmpadas.

As vitaminas e minerais influenciam na reprodução por atuarem como antioxidantes, neutralizando os radicais livres e protegendo as células do estresse oxidativo, considerados os maiores causadores de infertilidade e ineficiência reprodutiva nas aves. Para evitar estes problemas, ofereça uma dieta balanceada que atenda completamente as exigências nutricionais da sua ave, Bigodinho, como Alcon Eco Club Curió. Dietas desbalanceadas, como as sementes que apresentam altas taxas de gordura, estimulam a produção de radicais livres, responsáveis pelo estresse oxidativo.

No período reprodutivo é importante que a dieta de manutenção (Alcon Eco Club Curió) seja complementada com Alcon Club Farinhada Pássaros Frugívoros e Insetívoros ou Alcon Club Top Life, perfazendo ¼ da alimentação diária. Pois, neste período, as exigências protéicas e lipídicas tende a aumentar.

Se a sua ave for alimentada com misturas de semente, ofereça diariamente um suplemento vitamínico especifico para aves, como é o caso de Labcon Club Polivitamínico. Potenay Gold B12 é um suplemento vitamínico não específico.

Abraços,

Dr. Fala.

Assunto X