30 maio 2011 ~ 7 Comentários

Qual é o alimento que devo dar aos filhotes de Calopsita?

Olá amigos,

Recebi por e-mail a seguinte dúvida: “Minha calopsita está cuidando sozinha de 3 filhotes, pois o macho fugiu. Hoje eles têm 30 dias de vida e estou ajudando ela a tratar dos filhotinhos. Comecei dando a Papinha uma vez por dia. Agora estou dando 3 vezes ao dia (manhã, tarde e noite), porque a fêmea está mais relapsa. Estou tratando deles direito?”

Então vamos à resposta!

Na criação de filhotes com a presença dos pais, Alcon Club Papa para Filhotes Psitacídeos deve ser oferecida como reforço alimentar aproximadamente três vezes ao dia. No entanto, se observar os filhotes pedindo alimento, com o papo vazio, e a mãe não os estiver alimentando, ofereça a Papa com maior freqüência.

A quantidade de papa a ser fornecida em cada refeição deve ser suficiente para encher o papo, porém este não pode ficar túrgido demais. Antes de cada alimentação é importante que o animal consiga digerir todo o conteúdo presente no papo, para evitar que o alimento estagnado “azede”, causando fungos. O tempo que o animal demora a digerir o alimento costuma identificar a hora em que pode ser oferecida a próxima alimentação. Desta forma, não ofereça a papa caso o animal ainda tenha alimento no papo.

Os filhotes de calopsitas saem do ninho com aproximadamente 30 dias e naturalmente irão reproduzir o comportamento alimentar dos pais, se alimentando da ração disponibilizada no comedouro. Neste período, diminua gradativamente a quantidade de Papa até que o consumo de ração perfaça 100 % da dieta.

Mandem também as suas dúvidas por e-mail.

Abraços,

Dr. Fala.

Assunto X