16 maio 2011 ~ 2 Comentários

Como alimentar um filhote de Beija-Flor?

E aí pessoal,

Recebi a dúvida de hoje por e-mail e ela é sobre a alimentação dos filhotes de Beija-flor. Afinal, qual é o alimento certo para essas aves? É possível soltá-los da gaiola logo cedo?

Vamos à resposta!

Para alimentar os filhotes de Beija-Flor indico Alcon Club Beija-Flor Néctar utilizando um conta-gotas. O néctar pode ser adicionado de Alcon Club Papa para Filhotes – Pássaros (em pequena quantidade), já que os filhotes necessitam de maior quantidade de carboidratos e proteína para que consigam se desenvolver. Alerto desde já, que a criação de filhotes de Beija-flor em cativeiro é muito difícil, pois filhotes na ausência dos pais normalmente não sobrevivem, porém com dedicação e paciência é possível conseguir. Já tivemos muitos relatos de pessoas que obtiveram sucesso nesta difícil tarefa.

Os Beija-Flores necessitam de suprimento energético constante. Sendo que os adultos se alimentam aproximadamente de 4 a 5 vezes por hora, em quantidade que pode chegar a 30 vezes o peso do seu corpo. Os filhotes também devem ser alimentados no ninho de varias vezes por hora (4 a 5 vezes) durante o dia, à noite o metabolismo do animal baixa significativamente não necessitando de alimento. A quantidade a ser fornecida de alimento varia conforme o apetite do filhote.

Se o filhotinho ainda não come sozinho, continue com a alimentação manual, porém já comece a disponibilizar o bebedouro, pois logo o pequeno irá aprender que deve utilizá-lo para alimentação. Quando o filhote tiver aproximadamente 1 mês e se alimentando sozinho, a senhora pode soltá-lo (sempre deixando o bebedouro à vista da ave) e não precisa mais oferecer a papa, somente o néctar. Ressalto que os filhotes devem ser mantidos aquecidos no ninho. São animais de alto metabolismo, portanto não devem ser mantidos em gaiolas.

Abraços,

Dr. Fala!

Assunto X