29 abril 2011 ~ 0 Comentário

Meu pássaro não canta mais, o que posso fazer?

E aí colegas,

Recebi por e-mail uma dúvida que pode ser a pergunta de muitos. Se o pássaro não canta mais, tem a respiração ofegante e o espirro rouco, que tipo de medicamento é indicado?

Vamos à resposta!

Na maioria dos casos a rouquidão está relacionada com correntes de ar, mudança brusca de temperatura ou, ainda, ingestão de alimentos ou água gelados. No entanto, pode ser causada por doenças respiratórias crônicas ou por ácaros. Os casos mais graves estão ligados às infestações pelo nematóide Syngamus trachea, cuja larva pode atingir tanto o trato gástrico do animal como o sistema respiratório, principalmente a traquéia e os pulmões. Dependendo da quantidade de parasitas, as aves apresentam dificuldades respiratórias e podem até morrer sufocadas.

Recomendo a utilização de Alcon Club Vitil P.S., um suplemento balanceado de vitaminas associado à Tilosina, um eficiente promotor de crescimento e eficiência alimentar. Pássaros submetidos à alimentação e manejos inadequados ou que tenham passado por períodos de estresse, podem tornar-se debilitados a ponto de desenvolver sintomas de “Peito Seco”, problemas respiratórios como a Micoplasmose (Doença Respiratória Crônica – DRC) ou quadro de desnutrição. Labcon Club Vitil P.S. estimula o sistema imunológico aumentando a resistência dos pássaros, sendo extremamente eficiente como auxiliar no tratamento de pássaros com os problemas acima descritos. Para garantir a nutrição ideal dos pássaros utilize as rações da linha alcon Club.

A cápsula deve ser aberta e o conteúdo dissolvido em água morna (+ ou – 50 ºC), na dosagem de uma cápsula para cada 50 ml (aproximadamente uma xícara de cafezinho). Depois de esfriar servir no bebedouro, sem misturas. Fornecer durante 5 dias consecutivos. Renovar a água diariamente. Caso necessário nova aplicação, realizá-la após um intervalo de três semanas. Se ainda assim a rouquidão não desaparecer, o problema pode estar ligado à doenças respiratórias mais específicas, que requerem tratamento com acaricidas e antibióticos específicos ou ainda, à infestação por vermes. Nestes casos, aconselhamos que o animal seja submetido à avaliação de um médico veterinário, para que a causa da rouquidão seja diagnosticada com precisão.

Labcon Club Polivitamínico é recomendado para aves que se alimentem de sementes e possuem carência de vitaminas e minerais. Além disso, pode ser utilizado também em períodos de maiores necessidades nutricionais, como muda de penas, reprodução ou convalescença. Salientamos que Labcon Club Polivitamínico e Labcon Club Vitil P. S. não são medicamentos e por este motivo, se o animal estiver doente, o ideal é levá-lo a um veterinário para que seja avaliado e medicado com precisão. Apesar disso, os dois suplementos podem auxiliar na recuperação dos animais.

Abraços,

Dr. Fala!

Assunto X