16 dezembro 2010 ~ 4 Comentários

Minha tartaruga está com manchas brancas no casco, que não saem. A alimentação dela é balanceada e toma banhos de sol diários. Existe algum produto que posso aplicar no casco dela para remover as manchas?

Olá!

A pergunta de hoje, é de uma leitora do blog. E assim como ela, vocês também podem entrar em contato comigo para tirarem suas dúvidas.

Se sua tartaruga estiver soltando placas semelhantes a casquinhas transparentes, não se preocupe, ela apenas está crescendo e trocando suas placas dérmicas. Para facilitar este processo, indico banhos de sol no mínimo três vezes por semana, para que possa assimilar o cálcio e passar tranquilamente pela muda de carapaça. Para auxiliar no processo de formação de um novo casco, acrescente na água um suplemento de cálcio (uma sugestão é usar Alcon ReptoCal).
No entanto, estas manchas brancas podem ser também resultantes de vários fatores: má alimentação, falta de sol e higiene, ou ainda, de vitamina A. O correto é oferecer uma ração completa e oferecer de vez em quando alguns camarõezinhos, complementando a dieta.
A falta de vitaminas provoca problemas no casco e nos olhos e pode ser resolvida com um polivitamínico com vitamina A, D e cálcio (uma sugestão é o Labcon ReptoVit), que pode ser aplicado sobre a ração e também sobre os camarõezinhos, para que estes absorvam as vitaminas e, assim, sua tartaruga aproveite melhor o suplemento. Para tartarugas aquáticas ele deve então, ser aplicado sobre os alimentos ou então diretamente na boca da tartaruga.
Para eliminar os compostos nocivos, como cloro, recomendamos a utilização de um condicionador (a Alcon possui um produto como esse, o Labcon Repto Protect) a cada troca de água. O cloro e os metais pesados, quando presentes na água dos aquaterrários, podem ser maléficos para os olhos e pele das tartarugas.
De toda forma, se perceber que as manchas têm aspecto semelhante a algodão, ou se parecem com fungo, encaminhe o animal para um veterinário para que ele possa avaliar e diagnosticar com maior precisão sua tartaruga.

Abraços,

Dr. Fala

Assunto X